Com o objetivo de fortalecer a organização e a participação dos povos ciganos nas discussões sobre políticas públicas, teve início hoje (21) a 1ª SemanaNacional dos Povos Ciganos. O evento, que coincide com o Dia Nacional do Cigano, comemorado no dia 24 de maio, ocorrerá até sexta-feira (24).
No Brasil, estima-se que a população de ciganos seja de 500 mil pessoas, formada pelas etnias Calon, Rom e Sinti, com línguas, culturas e costumes próprios. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011 foram identificados 291 acampamentos de ciganos, localizados em 21 Unidades da Federação. Minas Gerais é o estado com a maior concentração destes acampamentos, com um total de 58, seguido da Bahia, com 53 e de Goiás com 38.
A Semana dos Povos Ciganos é promovida pelo Governo Federal, por meio das Secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Direitos Humanos, pelos Ministérios da Cultura, da Educação e da Saúde e pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Cultura do GDF.
Participam da organização do Brasil Cigano a Associação Internacional da Cultura Romani (Aicrom-Brasil/GO), a Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK-Brasil/DF), a Associação Nacional das Etnias Ciganas (Anec/GO), a Associação de Preservação da Cultura Cigana (Apreci/PR), o Centro de Estudos e Discussão Romani (Cedro/SP) e o Grupo Leshjae Kumpanja/AL
.
.
Links para outras reportagens sobre o mesmo assunto:
REDES
DE TELEVISÃO E YOUTUBE
DF TV 1ª Edição
Ciganos se reúnem
para discutir melhorias e divulgar cultura
TV BRASIL
Dia Nacional do
Cigano é comemorado em Brasília - Repórter Brasil (noite)
Durante esta semana,
300 representantes de diversas etnias debateram com o governo políticas
públicas para melhorar a vida dessa comunidade.
Pergunta do Dia TV
Brasil http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil-noite/episodio/pergunta-do-dia-bloco-2-42
TVNBR
Guia traz políticas
públicas voltadas aos povos ciganos
MDS – Ministério do
Desenvolvimento Social
MDS discute inserção
de povos ciganos no Cadastro Único
Nenhum comentário:
Postar um comentário